Como funciona um plano de saúde individual? Veja as opções
A busca por cuidados de saúde particulares e acessíveis tornou-se uma prioridade para muitos, principalmente em razão da deficiência na saúde pública.
Com uma série de opções disponíveis, um plano de saúde individual pode ser uma excelente escolha para quem deseja garantir uma cobertura médica personalizada.
Nesse contexto, preparamos um guia detalhado para explicar sobre o funcionamento dos planos de saúde individuais, suas vantagens e como escolher o melhor para suas necessidades. Acompanhe!

O que é um plano de saúde individual?
Um plano de saúde individual, como o nome já sugere, é um tipo de contrato de prestação de serviços médicos feito entre uma pessoa física e uma operadora de saúde.
Diferente dos planos familiares, que são projetados para cobrir múltiplos membros de uma família, o plano individual é exclusivamente voltado para uma única pessoa.
Ao optar por um plano de saúde individual, não há necessidade de estar vinculado a entidades de classe ou associações profissionais.
Isso significa que qualquer pessoa pode contratar um plano individual, independentemente de sua profissão ou afiliação a organizações específicas.
Como funciona um plano de saúde individual?
O plano de saúde individual funciona através de um contrato onde você paga uma mensalidade à operadora em troca de acesso a uma rede de prestadores de serviços médicos.
Você seleciona um plano de acordo com suas necessidades e orçamento. As opções podem variar em termos de cobertura, rede de atendimento e custos associados, permitindo um grau maior de personalização comparado aos planos coletivos ou familiares.
Após a escolha, você assina o contrato e começa a pagar uma mensalidade. O valor dessa mensalidade pode variar com base na sua idade e o tipo de cobertura escolhida.
A mensalidade é paga diretamente à operadora por meio de débito automático, boleto bancário ou cartão de crédito.
Assim, quando necessário, você pode acessar os serviços médicos cobertos pelo plano, como consultas marcadas e emergências. Dependendo do plano, pode haver uma rede específica de hospitais e clínicas que devem ser utilizadas.
Vale ressaltar que alguns planos podem exigir co-participação, onde você paga uma parte dos custos dos serviços médicos. Além disso, alguns planos oferecem a opção de reembolso para despesas não cobertas diretamente.
Entenda: Coparticipação em plano de saúde: o que é e como funciona?
Vantagens dos planos de saúde individuais
Optar por um plano de saúde individual pode trazer diversas vantagens que se destacam pela personalização e adequação às necessidades específicas de cada pessoa.
Por exemplo, com um plano individual, você tem a liberdade de escolher uma cobertura que se encaixe perfeitamente em suas necessidades pessoais, sem a necessidade de levar em consideração as necessidades de outros membros da família.
Além disso, os planos de saúde individuais frequentemente oferecem acesso a uma ampla gama de especialidades médicas e procedimentos que podem não estar disponíveis em planos familiares mais básicos.
Como funciona a carência no plano de saúde?
A carência é o período durante o qual o beneficiário de um plano de saúde não pode utilizar determinados serviços cobertos pelo plano.
Isso evita, por exemplo, que uma pessoa com uma doença preexistente contrate o plano apenas por causa dessa condição e depois o cancele.
Logo, conforme determina a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a carência no plano de saúde deve funcionar da seguinte maneira:
- 24 horas para emergência e urgência;
- 30 dias para consultas e exames básicos;
- 180 dias para exames especiais, internações e cirurgias eletivas
- 300 dias para partos (não inclui partos prematuros e decorrentes de complicações);
- 24 meses para doença e lesão preexistente.
Como escolher o melhor plano de saúde individual para você?
Escolher o plano de saúde ideal requer atenção para que você possa escolher um plano que realmente ofereça segurança e qualidade. Confira 5 dicas para escolher qual é o melhor plano de saúde individual:
- Avalie suas necessidades: pense nas suas necessidades de saúde atuais e futuras. Escolha um plano que cubra os serviços essenciais para você.
- Compare planos: analise diferentes opções e compare a cobertura, a rede de atendimento e os custos. Utilize ferramentas online para facilitar essa comparação.
- Verifique a rede de atendimento: assegure-se de que o plano oferece acesso a hospitais e clínicas que sejam convenientes para você.
- Considere a reputação da operadora: pesquise sobre a reputação da operadora em relação ao atendimento ao cliente e à eficiência em resolver problemas.
- Leia o contrato com atenção: antes de assinar, leia o contrato cuidadosamente para entender todas as condições, coberturas e períodos de carência.
Confira: Qual é o melhor plano de saúde? Como simular e quanto custa
A Évora Seguros pode ajudar você nesse processo. Com ela, você tem acesso a uma seleção das melhores operadoras do mercado para garantir que você encontre o plano de saúde ideal para suas necessidades.
Os corretores da Évora estão disponíveis para apresentar e comparar diferentes opções, ajudando você a analisar a cobertura, a rede de atendimento e os custos de forma clara e objetiva.
Dessa forma, você pode verificar se o plano oferece acesso a uma rede de hospitais e clínicas que sejam convenientes para sua localização e necessidades de saúde, garantindo que tenha acesso às melhores opções de atendimento na sua área.
Antes de assinar qualquer contrato, os corretores da Évora revisarão todos os detalhes, para que você entenda as condições, coberturas e períodos de carência, ajudando a evitar surpresas indesejadas no futuro.
Não perca tempo! Entre em contato pelo WhatsApp Évora, no número +55 11 4082-1001, ou informe o seu número neste formulário.
Ficou com alguma dúvida?
A principal diferença entre um plano de saúde individual e um plano familiar está no número de beneficiários cobertos. Um plano individual é destinado a uma única pessoa, enquanto um plano familiar cobre vários membros da mesma família.
Embora seja raro, existem planos de saúde individuais que oferecem cobertura sem período de carência para alguns serviços. É importante verificar as condições de cada plano e consultar a operadora para entender quais serviços estão disponíveis imediatamente e quais podem ter períodos de carência.
Saúde
O que é o seguro saúde? Entenda como funciona e como cotar
O que é o seguro saúde? Entenda como funciona e como cotar
Seguros
Como fazer um seguro para carros com mais de 10 anos?
Como fazer um seguro para carros com mais de 10 anos?
Seguros
O que é uma franquia de seguro? Tipos e como funciona
O que é uma franquia de seguro? Tipos e como funciona
Carros
Como funciona um consórcio de carro? Vejas as vantagens
Como funciona um consórcio de carro? Vejas as vantagensDicas e informações sobre Saúde
Seguros
Apólice de seguro: o que é, importância e para que serve?
Quando falamos sobre seguros, muitos pensam imediatamente apenas na proteção contra imprevistos, acidentes ou desastres. No entanto, um dos elementos…
Apólice de seguro: o que é, importância e para que serve?
Saúde
O que é canal no dente? Veja como funciona o tratamento
Se você já sentiu uma dor intensa e persistente no dente, talvez tenha se perguntado: “será que vou precisar fazer…
O que é canal no dente? Veja como funciona o tratamento
Saúde
Veja quem pode ser dependente no plano de saúde empresarial
O plano de saúde empresarial é uma estratégia inteligente que pode ser utilizada pelos empregadores para reter talentos. Entretanto, podem…
Veja quem pode ser dependente no plano de saúde empresarial